Qual o caminho do dinheiro? Quem paga a conta?

Qual o caminho do dinheiro? Quem paga a conta?

13 de novembro de 2019

Qual o caminho do dinheiro? Quem paga a conta?

Muito se comenta no mercado que STARTUPS precisam de captar muito dinheiro de investimento para crescer. Eu digo, o que as Startups precisam principalmente de 3 coisas:

1) Alcançar o breakeven,

2) Atingir o PMF e

3) Do Dinheiro do Cliente.

Crescimento é bom óbvio, mas tem que ter Gestão e Controle e não a qualquer custo. Dinheiro de investimento precisa ser carimbado para o equilíbrio e crescimento e não para sustentar o negócio por toda a vida. Nesse sentido, uma startup precisa ser capaz de se sustentar sem o dinheiro do investidor, se o investimento chegar, usar também pra crescer, se não chegar, deve ir de forma orgânica mesmo.

A minha analise sobre a saúde de uma empresa passa por isso, passa pela FRAGILIDADE de dependência APENAS do dinheiro dos acionistas ou de investimento para SOBREVIVER. Risco é uma coisa e quem investe em Startup conhece bem ele, mas a fragilidade de depender de muita dívida e de oscilações de mercado, é uma linha muito tênue entre o sucesso e a ruína.

Como exemplos, As Startups famosas WeWork, UBER, NetFlix e AirBNB são totalmente dependentes do dinheiro de Fundos para sobrevierem. Ou seja, se não continuar captando no mercado privado (Venture Capital ou Private Equity) ou fazer uma oferta pública (IPO), entram em colapso financeiro, pois continuam operando com Fluxo de Caixa negativo gigante.

Para captar investimento é preciso entender estágios e momentos do negócio e não é ruim isso, é muito importante para crescer, expandir, exponencial e inclusive para setar o Valuation, mas a dependência somente disso como condição de sobrevivência, é o que pode destruir o sonho e o negócio. A relação deixa de ser Ganha-Ganha para Perde-Perde! Todos perdem!

(Os fundadores, os clientes, os investidores anteriores e o mercado)

Pense Nisso!

FONTE: JOÃO KEPLER

WhatsApp chat